Celular não Carrega: O que pode ser e o que fazer

O seu celular não carrega? Você provavelmente não pensa muito no processo de carregamento do seu telefone; basta conectar o cabo e ir embora – isto é, até que um dia seu telefone não carregue e você fique coçando a cabeça pensando “espere um segundo, por que meu celular não carrega?”.

Felizmente, você não precisa correr imediatamente para um centro de serviços quando isso acontece, porque o problema pode ter uma das muitas explicações simples. Na maioria das vezes, o mistério de por que seu celular não carrega quando está conectado pode ser resolvido em casa.

Aqui estão algumas correções para tentar se o seu telefone não estiver carregando.

Celular não Carrega
FOTO: Karolina Grabowska no Pexels

1. Reinicie o aparelho se o celular não carrega

Antes de começar a pesquisar freneticamente no Google por “por que meu celular não carrega”, tente desligar e ligar seu telefone novamente. Muitas vezes, a razão pela qual seu telefone não está carregando quando conectado é que houve um simples bug na conexão. Para descartar uma falha temporária como causa, uma reinicialização deve ser sempre a primeira coisa que você faz.

Reiniciar seu telefone colocará todos os serviços em segundo plano e poderá resolver seu problema de carregamento móvel. Uma reinicialização também atualiza os principais componentes do seu telefone, caso um deles tenha travado durante a execução de uma tarefa. Para executar uma reinicialização rapidamente, basta manter pressionado o botão liga/desliga e tocar na opção Reiniciar.

Se o seu telefone começar a carregar normalmente novamente após uma reinicialização, seu problema será resolvido.

2. Tente colocar seu telefone no modo de segurança se o celular não carrega

Se o seu telefone não carregar após uma reinicialização, tente inicializar seu telefone no modo de segurança. Essencialmente, o modo de segurança é um ambiente sandbox que restringe seu telefone apenas ao software com o qual ele foi originalmente criado. Isso significa que todos os aplicativos de terceiros que você baixou não serão executados no modo de segurança.

Se você conseguir carregar seu telefone no modo de segurança, sabe com certeza que o culpado é um serviço de terceiros. Depois de confirmar que esse é o problema, considere todos os aplicativos que você baixou recentemente. Um deles pode ser a causa dos seus problemas de carregamento.

Tente desinstalar aplicativos recentes e qualquer um que você não confie ou não use há algum tempo. Em seguida, reinicie seu telefone normalmente e veja se ele carrega.

Para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android, mantenha pressionado o botão liga/desliga. No prompt resultante, toque e segure o botão Desligar. Depois de aceitar o prompt, seu telefone logo reiniciará no modo de segurança. Para sair do modo de segurança, basta reiniciar o telefone.

Como nem todas as configurações do Android funcionam da mesma maneira, o processo pode ser diferente no seu telefone. Se as etapas descritas aqui não funcionarem, tente visitar o site de suporte do seu dispositivo ou pesquisar no Google a combinação de botões para o modo de segurança.

3. Mude para um cabo/soquete/adaptador diferente se o seu celular não carrega

Se você ainda está arrancando o cabelo e se perguntando “por que meu telefone não está carregando?!”, então é hora de dar uma olhada no seu cabo. Seu cabo de carregamento pode ter um fio solto, o adaptador pode ter funcionado mal ou até mesmo o soquete ao qual está conectado pode não estar transmitindo a corrente corretamente.

Para descartar um cabo defeituoso, tente carregar seu telefone através de um cabo, adaptador ou fonte de alimentação diferente. A maneira mais fácil de verificar se o cabo é o culpado por seus problemas é conectar seu telefone a um computador via USB.

Se o seu telefone conseguir carregar através de um PC, você pode restringir a solução de problemas ao adaptador e ao soquete. Caso um cabo alternativo tenha resolvido, invista em um novo. Recomendamos comprar acessórios originais e primários ou de nomes confiáveis de terceiros.

4. Certifique-se de que não seja um bug de software

Se o seu telefone não estiver carregando, mesmo que diga que está, ou se o seu telefone estiver carregando, mas não houver ícone de carregamento presente, isso pode ser um bug de software. A instalação de um aplicativo chamado Ampere lhe dirá de uma vez por todas se alguma energia está chegando ao seu telefone.

Ampere é um aplicativo simples que permite visualizar quanta corrente seu telefone está descarregando ou carregando a qualquer momento. O Ampere também vem com alguns outros recursos que você pode achar úteis. Ele informa se a bateria do seu telefone está em boas condições, a tensão disponível e a temperatura atual.

Com o aplicativo Ampere instalado, conecte seu telefone a uma fonte de energia, depois ligue o aplicativo e veja se ele diz que seu telefone está carregando. Se o seu telefone estiver carregando, mas não estiver exibindo um ícone de carregamento, esse é um bug comum do software, você pode esperar por uma atualização do sistema operacional ou tentar uma reinicialização forçada para corrigi-la.

Se o seu telefone não estiver carregando, mas disser que está, isso também pode ser uma falha de software. Tente atualizar seu sistema operacional ou realizar uma redefinição de fábrica.

Se você não quiser instalar o aplicativo Ampere, outra maneira de testar esse problema é desligar o telefone e inserir o cabo de carregamento. Se o seu telefone estiver recebendo energia, a tela piscará com o ícone de carregamento.

5. Limpe a porta de carregamento se seu celular não carrega

Se o aplicativo Ampere não mostrar nenhuma carga para chegar ao seu telefone, o culpado pode ser detritos na sua porta de carregamento. Partículas de poeira podem se acumular rapidamente na entrada de carregamento e dificultar a conexão do seu telefone a uma fonte de energia.

Inspecione a porta de carregamento do seu telefone e, se você notar um acúmulo de sujeira ou outra sujeira, limpe-a. Você pode fazer isso facilmente esfregando suavemente a área com um cotonete seco.

Para dar uma olhada melhor no que está acontecendo dentro da sua porta, use uma lanterna para inspecionar totalmente a área. Se você notar algum detrito estranho preso no interior, poderá fazer uma limpeza mais pesada usando uma ferramenta ejetora ou um palito de dente. Depois de limpar bem a sua porta, tente carregar seu telefone novamente.

6. Seu telefone pode ter danos causados pela água

Água e eletricidade não se misturam e até mesmo telefones resistentes à água precisam de cuidados especiais para mantê-los estanques. Se o seu telefone ficou molhado e agora você está se perguntando por que ele não carrega, então é altamente provável que a água seja a culpada.

Você não deve carregar seu telefone se houver possibilidade de danos causados pela água. Primeiro, você tem que se certificar de que os internos do seu telefone estejam completamente secos.

Existem vários métodos para salvar um telefone caído na água. Você pode soprar ar quente nele com um secador de cabelo, despejá-lo em uma tigela de arroz ou tentar outros métodos. Você terá, no entanto, que esperar pelo menos um dia antes de conectar seu telefone novamente.

Após 24 horas de secagem, tente conectar seu telefone e ver o que acontece. Quando as conexões estiverem secas, elas começam a carregar novamente.

7. Visite um Centro de Serviços

Se tudo mais falhar, você sempre pode ir a um centro de serviços e perguntar a um profissional por que seu celular não carrega. Eles podem ser capazes de encontrar uma falha que você perdeu ou diagnosticar uma falha de hardware.

Espero que seu telefone ainda esteja na garantia para que você não precise pagar nada pelo reparo. Caso contrário, você pode ter que pagar para substituir qualquer componente quebrado.

O celular não carrega? Agora você mesmo pode solucionar o problema

Poucos componentes são responsáveis por carregar a bateria do seu telefone, então, os problemas de carregamento se tornaram mais comuns, especialmente à medida que os telefones ficam ainda mais finos e começamos a ver telefones dobráveis, que precisam de cuidados e manutenção extras.

Espero que essas dicas o ajudem a descobrir por que seu telefone não está carregando e também lhe dêem as ferramentas necessárias para corrigir o problema.

Deixe um comentário