Estratégia de conteúdo: como desenvolver?

Os avanços tecnológicos e as estratégias de SEO que surgiram nos últimos tempos permitiram que as empresas ficassem mais aptas à estratégia de conteúdo.

Isso fez com que a concorrência entre as empresas pelas primeiras páginas dos buscadores crescesse muito, independentemente do segmento.

Com exigência cada dia maior do público, tornou-se essencial desenvolver conteúdos para levar uma empresa de divisória drywall com vidro letreiro ao sucesso, por exemplo.

Estratégia de conteúdo: o que é?

Estratégia de conteúdo: como desenvolver?
Imagem de storyset no Freepik

Uma estratégia de conteúdo é a junção de ações realizadas a partir do levantamento de informações pertinentes sobre o mercado e sobre a persona de um negócio.

Esse cuidado em criar conteúdos para um público específico ajuda na construção de uma relação entre a marca e seu público-alvo.

Visa-se o bem-estar e satisfação dos consumidores, pois é o que melhora o relacionamento entre cliente e público.

Benefícios de uma estratégia de conteúdo

Quando uma estratégia de conteúdo é bem-feita, uma empresa de letreiro em acrilico com led pode contar alguns benefícios:

Aumento do tráfego e geração de leads

Esses dois são os maiores benefícios que uma organização pode ter quando foca na criação de estratégias de bons conteúdos.

Ao dar ao público informações relevantes e de que eles precisam, torna-se mais fácil transformar as suas visitas em oportunidades de venda.

Isso pode ajudar muito na conversão de leads, o que está entre os objetivos da maioria das empresas do Brasil e também do mundo.

Aumenta as vendas do negócio

Quando o processo de conversão do usuário em um novo lead é bem-sucedido, ainda é possível usar outras estratégias de conteúdo para transformá-lo em um novo cliente.

Isso quer dizer que um novo lead qualificado é uma ótima chance para que uma empresa aumente exponencialmente as suas vendas.

Para tanto, a estratégia de conteúdo se mostra essencial em cada uma das etapas do processo de vendas, seja na conquista, na apresentação da proposta ou no processo de fidelização.

Então, usar uma estratégia de conteúdo pode ser uma ótima jogada para garantir que o lead estará bem nutrido e que se torne um cliente da marca alguma hora.

Criando uma estratégia de conteúdo

Depois de entender o que é, é a hora de conhecer algumas dicas de como criar uma a seguir:

Crie a persona do negócio

O público está atrás de conteúdos que são relevantes para eles, por isso é essencial conhecê-los e criar conteúdos que lhes interessem.

Uma persona é um personagem fictício criado por empresas para representar os diferentes tipos de público que um negócio de entrega expressa moto pode ter.

É possível criar essa persona por meio de perguntas para os clientes atuais da empresa. Por exemplo:

  • Quais os seus interesses;
  • As suas dores;
  • O que esperam da marca;
  • Como a marca pode satisfazê-los.

Nesse momento, é possível contar com a ajuda de ferramentas de geração de personas, que ajudam a elaboração de perguntas relacionadas ao objetivo principal, que, nesse caso, é a criação de conteúdos estratégicos.

Monte um calendário para as publicações

Um calendário editorial para planejar os dias e horários das publicações pode ajudar muito uma estratégia focada em conteúdos.

Quando o negócio quer ter um resultado mais rápido e gerar tráfego a curto prazo ele pode investir em conteúdos semanais.

O calendário permite ter esse controle sobre quantos conteúdos postar no mês e quais as melhores datas para fazer essa postagem.

Promova conteúdo em canais eficientes

É possível promover os conteúdos criados de maneira gratuita e em vários canais diferentes em que um público de uma empresa que faz locação de cortadora de piso para construção geralmente está. Como em:

Sites

A produção de conteúdos na maioria das vezes é feita para o site do negócio, mas muitas vezes também é feita em uma landing page, por exemplo, que pode ter seu link no site para ter mais visitas.

E-mails marketing

Os conteúdos podem ser úteis ao e-mail marketing tanto para a nutrição de clientes quanto para a nutrição de leads qualificados e potenciais clientes.

A criação de conteúdos educativos, por exemplo, pode ser a prática ideal para que a estratégia de conteúdo nessa plataforma seja um sucesso.

Mídias sociais

As mídias sociais são um ótimo espaço para promover conteúdos criados. Mais famosas como Facebook e Instagram, na maioria das vezes, são mais recomendadas.

Considerações finais

Como mencionado ao longo do artigo, uma estratégia de conteúdo requer um completo planejamento.

Mesmo que não exista a fórmula ideal de uma estratégia de conteúdo, existem alguns passos que ajudam a montar uma eficaz.

A empresa deve, principalmente, conhecer bem o cliente e manter uma boa relação com ele para que os conteúdos criados lhes alcancem.

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