Como o e-commerce pode ajudar as vendas no varejo?

O e-commerce é uma modalidade de compra e venda que veio para ficar, trazendo muitas vantagens para lojistas e clientes.

Para os consumidores, é uma forma de comprar produtos e serviços dos mais variados tipos, sem sair de casa e receber tudo no conforto do lar. Para os lojistas, a plataforma serve como um canal para aumentar as vendas ainda mais.

Neste artigo, entenda o que é e-commerce, as vantagens dele para os negócios e de que maneira ajuda a aumentar as vendas no varejo.

O que é e-commerce?

O e-commerce é uma plataforma de vendas online, onde os lojistas podem comercializar seus produtos e serviços em um site personalizado, podendo até mesmo centralizar suas operações nele.

Muitas empresas usam o recurso como alternativa para as vendas, associando-a com a loja física, assim como muitas marcas famosas e conhecidas fazem.

É possível vender os mais variados produtos e serviços, como:

  • Roupas;
  • Brinquedos;
  • Utensílios domésticos;
  • Alimentos;
  • Eletrônicos.

Além de todas as facilidades que traz para os negócios, essa plataforma oferece muitos benefícios para os lojistas.

Como o e-commerce pode ajudar as vendas no varejo?
FOTO: Pexels Nataliya Vaitkevich

Vantagens do e-commerce

Por meio desse canal, é possível vender uma grande variedade de soluções, como agenda personalizada atacado, além de trazer muitas vantagens. Uma dessas bonanças é o baixo investimento inicial.

Se você comparar os custos de uma loja física, vai perceber que criar uma plataforma de vendas é consideravelmente mais barato, uma vez que gastos como aluguel, equipamentos, entre outros, não existem.

Ao economizar em vários aspectos, é possível investir em outros recursos, como estratégias de marketing, estoque e assim por diante.

Esse tipo de negócio também é mais fácil de escalar em relação aos tradicionais, trazendo retornos rapidamente. Por essa razão, também acaba melhorando o retorno sobre os investimentos.

Também não existe horário específico de trabalho, como acontece no varejo. Os clientes podem comprar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, trazendo mais flexibilidade para o lojista e aumentando as possibilidades de ganhos.

Como ajuda nas vendas do varejo

Uma empresa de serviço de copeira hospitalar pode investir em diferentes estratégias para aumentar as oportunidades de negócio. No caso do varejo, essa estratégia é a criação de uma plataforma e-commerce.

Uma loja na internet ajuda a aumentar as vendas dos lojistas porque o consumidor moderno prefere empresas que oferecem atendimento omnichannel e já entenderam as vantagens de comprar online.

Para eles, é muito vantajoso comprar pelo site e ir até a loja apenas para retirar o produto, ou então comprar pela loja e esperar a mercadoria em casa.

O varejo precisa do e-commerce para oferecer essa facilidade para seus clientes, e ela faz toda a diferença para a experiência deles com a marca, já que poderão escolher como preferem comprar.

Mesmo que o visitante esteja em seu horário de trabalho em um coworking pequeno e esteja navegando no site sem intenção de comprar, ao se deparar com algo que gostaria de adquirir, pode acabar comprando.

Isso acontece porque ele percebe que não precisa pagar o frete, afinal, existe a possibilidade de retirar na loja. Isso acaba convencendo o usuário e quebrando objeções.

Agora, se o cliente precisa ir até a loja para retirar o produto, naturalmente o fluxo de pessoas no estabelecimento físico aumenta.

Durante o tempo em que estiver lá para retirar a mercadoria, esse cliente pode acabar se interessando por outros produtos.

Em outras palavras, o e-commerce ajuda a aumentar o ticket médio dos clientes, melhorando ainda mais os lucros.

Ao integrar a loja física com a loja virtual, uma empresa de placas personalizadas facilita a política de trocas e devoluções. Essa facilidade melhora muito o nível de satisfação do cliente e conquista a confiança das pessoas.

O lojista pode criar um programa de pontos de compra e oferecer brindes ou descontos para os clientes que atingirem a pontuação mínima.

Essa estratégia ajuda a fidelizar os clientes, tendo em vista que essas ações têm um peso considerável na hora de escolher entre uma marca ou outra para comprar.

Considerações finais

Portanto, nos últimos anos, as plataformas e-commerce cresceram muito no Brasil e isso se deve ao fato de que os consumidores perceberam todas as vantagens de comprar online.

Para o varejo, investir nessa modalidade é uma forma de melhorar as vendas, reduzir custos com lojas físicas e oferecer aos clientes uma opção compatível com seus desejos e necessidades.

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