O que faz um Profissional de TI e quais áreas de atuação

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa no termo “profissional de TI”? Possivelmente, para muitas pessoas, esse profissional nada mais é do que a pessoa responsável por “ajudar com meu PC”, “reparar a impressora quebrada” ou “me ensinar a fazer algo no computador”.

Não vamos julgá-lo, já que, de fato, várias empresas contratam supostos profissionais de TI precisamente para lidar com esse tipo de situação. No entanto, a realidade é bem diferente, pois estamos falando de uma posição muito importante para qualquer negócio.

Profissional de TI
FOTO: Sigmund on Unsplash

O Que é TI?

A sigla TI — caso você não saiba — vem da Tecnologia da Informação, uma área ampla, com vários ramos e que está em constante evolução. No entanto, em sua essência, a Tecnologia da Informação é precisamente o que o nome sugere: o uso de recursos tecnológicos para processar informações, sempre buscando facilitar processos para os funcionários, otimizar a produtividade, reduzir custos, propor novas metodologias de trabalho e — ocasionalmente — se envolver no campo da Segurança da Informação.

Pare um momento e pense: quais pacotes de software você usa no seu trabalho diário? Como você armazena seus documentos? Como é possível, neste momento de isolamento social, que você possa acessar sistemas e recursos corporativos, apesar de estar longe no conforto da sua casa?

No escritório, como você consegue compartilhar arquivos em redes locais ou até mesmo imprimir um papel na impressora que fica a apenas alguns metros de distância? Bem, toda essa estrutura foi projetada e mantida pelo profissional de TI.

O que faz um profissional de TI?

Como dito anteriormente, o trabalho do profissional de TI pode abranger suporte técnico, mas vai muito além disso: envolve fornecer orientação, escolher, implementar e manter os melhores sistemas, pacotes de software e soluções para todos os departamentos de uma empresa, com o único objetivo de garantir que todos os funcionários trabalhem de forma eficiente.

Por esse motivo, as habilidades técnicas difíceis não são suficientes; um bom profissional de TI também deve desenvolver habilidades interpessoais, como conhecimento organizacional, gerencial e estratégico.

A tecnologia é algo que está em constante evolução. Se há apenas alguns anos havia servidores dentro de nossos escritórios, hoje a maioria das empresas está migrando para a nuvem.

Portanto, o dinamismo para entender como essas inovações podem ser usadas para um ambiente corporativo mais organizado e produtivo é outra característica do profissional de TI bem-sucedido. Mas, é claro, para fazer isso, eles também precisam ter uma visão clara e estar envolvidos no core business da empresa.

Assim, ao entender a indústria para a qual estão trabalhando, eles são capazes de desenvolver estratégias específicas para cada necessidade, adotando um pensamento mais analítico para gerenciar projetos.

Afinal, nenhuma empresa é a mesma — cada uma tem suas próprias particularidades que precisam ser levadas em conta quando se trata de entender como tudo funcionará.

O profissional de TI é crucial para todos os negócios

É difícil resumir a área do profissional de TI em poucas palavras, especialmente se considerarmos quantos aspectos dessa “arte” existem: há profissionais especializados em infraestrutura (responsáveis por garantir o bom funcionamento e configuração de dispositivos de hardware), em redes (que se concentram em fornecer conectividade segura, local ou remota, entre dispositivos e recursos corporativos), em bancos de dados (focados no gerenciamento de servidores), etc…

De qualquer forma, a importância dos profissionais de TI é inegável. Sem eles, uma empresa não teria os recursos tecnológicos necessários para se manter competitiva em um mercado cada vez mais exigente, nem seria capaz de acompanhar os recursos mais recentes, a fim de garantir a produtividade de seus funcionários.

10 Profissões mais bem pagas do Mercado de TI

Estamos vivendo em um momento de fluxo, com empregos perdidos para automação, enquanto outros empregos exigem habilidades e qualificações específicas.
E, com o novo ano de 2022 aí, se você está dando alguma consideração à sua carreira para garantir que está preparado com seu conjunto de habilidades para o futuro ou talvez se mudando para um novo campo, aqui está tudo o que você precisa saber sobre os 10 empregos de TI mais bem pagos para você.

Leia tudo sobre os empregos mais bem pagos em tecnologia abaixo para ver qual lhe interessa mais. E uma vez tomada a decisão, o próximo passo é descobrir o tipo de treinamento e prática, ou certificação que você precisará para fazer a transição para uma dessas funções de trabalho de TI mais bem pagas.

10. Gerente de Produto

Os gerentes de produto são responsáveis por fornecer um plano operacional que pode ajudar a alcançar metas e objetivos estratégicos e táticos, construir um portfólio de produtos, gerenciar e implementar atividades de marketing e contribuir para a estratégia do produto e sua visão.

9. Engenheiro de Inteligência Artificial (IA)

Um engenheiro de Inteligência Artificial (IA) desenvolve, gerencia e supervisiona iniciativas de IA dentro de uma organização. Um engenheiro de IA deve ter profundo conhecimento em matemática e estatística.

8. Desenvolvedor Full-Stack

Hoje, existem mais de 23 milhões de desenvolvedores globalmente e, até 2023, chegaria a 27,7 milhões – definitivamente tornando-se um dos empregos de TI mais bem pagos do setor!

7. Arquiteto de Nuvem

O próximo da lista de empregos mais bem pagos em TI está o arquiteto de nuvem. Um arquiteto de nuvem implanta e supervisiona a estratégia de computação em nuvem de uma organização.

6. Engenheiro DevOps

O próximo da lista de empregos mais bem pagos em tecnologia está um engenheiro DevOps.

Pode se referir a alguém da equipe de desenvolvimento que participa das operações de implantação e rede, ou a alguém da equipe de operações que trabalha no desenvolvimento de aplicativos.

5. Engenheiro Blockchain

Um engenheiro blockchain é especializado no desenvolvimento e implementação de engenharia e soluções usando a tecnologia blockchain.

Espera-se que os gastos mundiais em soluções blockchain atinjam 15,9 bilhões até 2023, o que significa que haverá muita demanda por especialistas em blockchain, em todos os setores e geografias.

4. Engenheiro de Software

O próximo da lista de empregos mais bem pagos em TI está o engenheiro de Software. Um engenheiro de software otimiza o processo de desenvolvimento fazendo escolhas de design e ditando padrões técnicos como codificação, ferramentas e plataformas. Como parte de sua função, eles identificam os requisitos de um cliente e realizam trabalhos práticos para desenvolver protótipos.

3. Engenheiro de Big Data

Os usuários da Internet geram cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia. Para aproveitar e obter insights de uma quantidade tão grande de dados, mais de 97% das organizações estão investindo em Big Data e IA.

2. Gerente de segurança de sistemas de informação

Agora mais do que nunca, os empregadores precisam de profissionais qualificados em segurança de TI para ajudar a manter dados e sistemas confidenciais seguros.

Os candidatos aprovados para este trabalho quente possuem uma formação técnica em sistemas e segurança de rede e têm ótimas habilidades interpessoais e de liderança. Habilidades analíticas e de resolução de problemas são fundamentais, assim como excelentes habilidades de comunicação.

1. Desenvolvedor de aplicativos móveis

Basta olhar para os aplicativos do seu telefone ou tablet, e é muito fácil descobrir por que os desenvolvedores de aplicativos móveis estão em demanda. Esses profissionais de TI precisam de experiência para desenvolver aplicativos para plataformas populares, como iOS e Android.
Eles também devem ter experiência em codificação com estruturas móveis e linguagens de desenvolvimento móvel, e conhecimento de linguagens de desenvolvimento web.

Deixe um comentário