Psicologia das cores: quais os benefícios para a marca?

Para que uma empresa tenha bons resultados em termos de marketing, ela deve estar atenta a vários detalhes. Um deles, que merece destaque, é a psicologia das cores, ou seja, do impacto que esse elemento pode causar nos clientes.

É verdade que cada detalhe importa quando o assunto é marketing. De fato, um símbolo ou qualquer outro elemento pode ser um condicionador no sentido de facilitar ou de dificultar uma compra.

Dessa forma, é altamente indicado que as marcas sejam desenvolvidas levando essa questão em conta. E a psicologia das cores pode ajudar no processo, tal como a estrutura de um tecido aramida kevlar tem a sua função de reforço que é indispensável.

Neste artigo, é possível entender melhor o que é a psicologia das cores, como elas podem alterar a percepção do cliente, o que cada cor estimula e quais os benefícios dessa estratégia.

Psicologia das cores: quais os benefícios para a marca?
Imagem de bedneyimages

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores se trata do estudo que tem como objetivo compreender o comportamento das pessoas no que diz respeito às cores. Sendo assim, são analisados os efeitos que as cores geram nos humanos, que podem ser vários, tais como:

  • Mudança de humor;
  • Despertar de desejo;
  • Alteração de sentimentos;
  • Percepções em relação a diversas situações.

Diante disso, é fundamental que as companhias entendam o significado de cada elemento, para que as suas marcas e ações possam ser desenvolvidas de modo consciente, transmitindo assim as emoções desejadas.

Como as cores podem alterar a percepção?

Como é sabido, o design de uma determinada campanha, como a de um banner que anuncia um curso de combate a incêndio florestal, pode fazer toda a diferença na quantidade de matrículas que as aulas terão.

Ao ter contato com as cores, o cérebro humano é impactado de diferentes maneiras. O que ocorre é que, após a identificação da cor, ele as transforma em sensações e, por isso, selecionar o tom certo pode fazer toda a diferença no efeito que se deseja causar.

Além disso, vale mencionar que as cores são elementos importantes de comunicação, ao mesmo tempo em que influenciam o cotidiano das pessoas, interferindo assim em decisões, emoções e nos sentidos.

O que cada cor estimula?

É interessante mencionar que cada cor pode causar um determinado tipo de estímulo nas pessoas. A seguir, é possível conhecer os principais tons e as sensações que eles causam:

  • Vermelho: desejo;
  • Azul: tranquilidade;
  • Rosa: amor;
  • Verde: perseverança;
  • Amarelo: conhecimento;
  • Dourado: riqueza;
  • Preto: luxo;
  • Branco: pureza.

Essas são apenas algumas das sensações que cada cor pode causar, sendo ainda comum que esses mesmos tons despertem outros estímulos. Por isso, a escolha do design e das cores para um anúncio de carta de carro e moto ou de qualquer outro produto é essencial.

2 benefícios dessa estratégia

Utilizar a psicologia das cores é importante, mas mais do que isso, é vantajoso em vários sentidos. Ao ter o devido conhecimento sobre o assunto, é possível desfrutar de benefícios relevantes.

1. Potencializar o poder de comunicação

A maneira como as empresas se comunicam com o seu público é fundamental para a construção de confiança. Por isso, cada detalhe importa nas suas campanhas.

Ao utilizar a psicologia das cores para anunciar uma capa térmica sob medida, por exemplo, a companhia consegue se expressar de modo mais completo, podendo causar a sensação desejada no seu público.

2. Fortalecer a marca

Outro benefício interessante do uso da psicologia das cores é o de que escolher o tom certo pode ser um fator diretamente responsável pelo fortalecimento da marca no mercado.

Ela pode comunicar ao seu público sobre qual segmento trabalha ou sobre o ticket que pratica nas vendas dos seus produtos ao introduzir as cores certas em suas ações de comunicação.

Por isso, escolher a cor certa para um determinado segmento ou campanha de marketing pode trazer os resultados desejados para a companhia.

Considerações finais

A psicologia das cores é um tema bastante interessante para o universo do marketing e para a criação e desenvolvimento de diferentes empresas e marcas como um todo. Não à toa, cada vez mais ele se faz presente nas decisões tomadas pelas companhias.

Sendo assim, é possível aproveitar os benefícios desse elemento para que a empresa atinja os efeitos desejados e impacte o seu público com maior facilidade e sucesso, seja para anunciar um produto, para criar uma campanha ou para fortalecer a sua marca.

Deixe um comentário