WhatsApp Clonado: O que fazer?

Os intuitos de clonagem e roubo de WhatsApp pelos golpistas são parecidos, mas são dois crimes diferentes.

No caso de um WhatsApp clonado, o golpista tem acesso à foto de perfil e os contatos de um usuário. Com tais dados, ele cria uma nova conta e pode conversar com amigos e familiares da vítima. Depois, ele tenta tirar dinheiro dos contatos, como se fosse a vítima.

Já o roubo de uma conta de um WhatsApp é quando um usuário envia seu código de verificação para golpistas depois de uma abordagem criminosa.

O golpista faz a instalação do WhatsApp na conta da vítima em outro aparelho. Nessa modalidade de crime, o golpista pode se passar por funcionários de lojas ou bancos.

Durante a conversa, é solicitado o código de verificação de seis dígitos para ter acesso à conta da vítima em uma instalação de WhatsApp em um novo aparelho.
O objetivo de um WhatsApp roubado também é pedir dinheiro aos contatos da vítima.

WhatsApp Clonado

É possível recuperar o acesso?

Mesmo com uma conta de WhatsApp clonado ou roubado, é possível recuperar o acesso. Para isso, não peça à sua operadora bloquear a linha telefônica, já que o cancelamento da linha não afeta o funcionamento do WhatsApp.

Caso você tenha sido vítima de WhatsApp clonado ou roubado, siga as instruções abaixo.

O que fazer em caso de WhatsApp clonado?

Se tem um golpista se passando por você no WhatsApp, a melhor opção é informar todos os seus contatos sobre possíveis tentativas de golpe o mais rápido possível.

Infelizmente, o WhatsApp não fornece um meio para cancelar a conta clonada. Portanto, cabe a você avisar seus contatos de:

  • Mensagens estranhas com pedidos de dinheiro;
  • Uma conta no seu nome com número desconhecido.

Caso você solicite dinheiro pelo aplicativo, vale avisar aos amigos e familiares para transferir o dinheiro quando você garantir que foi você, seja através de um contato telefônico ou mesmo uma chamada de vídeo pelo WhatsApp.

O que fazer em caso de WhatsApp roubado?

Na situação de roubo de conta do WhatsApp, o aplicativo oferece recursos para você recuperar o acesso completo à sua conta. Confira as instruções abaixo:

  • Tente várias vezes ativar sua conta por código de verificação SMS até inativá-la. Dessa maneira, o WhatsApp impedirá o acesso à conta pela necessidade de confirmação em duas etapas;
  • Espere sete dias corridos;
  • Peça novamente a ativação do seu número por SMS ou ligação telefônica.

O que fazer para seu WhatsApp não ser clonado?

Golpistas usam de diversos meios para clonar o aplicativo. Dentre elas, uma ligação é feita pedindo o código de verificação enviada via SMS ao destinatário, alegando que houve problema no telefone e precisa ativar a conta. Ao oferece o código, você facilita a invasão do seu WhatsApp sem você perceber.

O uso da verificação em duas etapas, evita que sua conta seja comprometida, mesmo que alguém pegue seu cartão SIM ou seu código de verificação. É uma camada de segurança adicional que funciona como uma senha para sua conta do WhatsApp. Entretanto, caso você não use o recurso, sua conta poderá ser invadida no caso improvável de alguém obter seu código de verificação.

Há algumas medidas de precaução que você pode tomar para não sofrer clonagem ou roubo de WhatsApp.  Confira as dicas:

  • Ative a verificação em duas etapas no seu WhatsApp. Vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Desconfie de mensagens e ligações que solicitem a confirmação de um número recebido por SMS no mesmo instante.
  • Nunca divulgue seu código de segurança nem para familiares ou amigos.
  • Não utilize WiFi público em locais públicos.

Dessa forma, você pode evitar muita dor de cabeça com WhatsApp clonado ou roubado.

Deixe um comentário