Employer branding é o uso de um conjunto de ações entre os colaboradores de uma empresa para promover retenção, bem-estar e engajamento.
Qualquer companhia que queira ter consumidores engajados precisa, primeiro, garantir o envolvimento dos funcionários com a proposta de valor da organização.
Isso é importante porque essas pessoas estão na linha de frente e materializam os diferenciais do negócio perante os clientes. No entanto, assim como é difícil tornar os clientes defensores da marca, também não é fácil fazer isso com os funcionários.
No entanto, o employer branding é uma estratégia voltada justamente para esse propósito, e, neste artigo, será possível entender um pouco mais sobre ela.
Saiba o que é employer branding e sua importância
Employer branding é uma estratégia que ajuda a construir e manter uma imagem positiva da empresa, mas ao invés de voltar as ações para os clientes, o foco são os colaboradores.
Ao trabalhar com essa prática, a companhia consegue elevar a percepção dos clientes finais, uma vez que os funcionários se tornam defensores da corporação.
Ela utiliza projetos de longo prazo que aumentam o nível de satisfação dos profissionais, envolvendo todos os setores da empresa.
O mercado exige que as companhias tenham valores intangíveis para que possam se diferenciar de seus concorrentes, e elas dependem de pessoas para difundir seus valores e a qualidade que oferecem.
Além de construir e manter seus defensores, as estratégias de employer branding de um fabricante de poltrona para auditório com prancheta escamoteável geram impactos positivos em sua produtividade.
Isso acontece porque, a partir do momento em que as pessoas estão satisfeitas com o trabalho, sentem orgulho da empresa e se esforçam mais para corresponder às expectativas dela.
A concorrência também tem um peso porque indivíduos que trabalham em um local considerado bom para trabalhar, são mais conscientes de que sua vaga é disputada por outros profissionais.
Essa estratégia também traz benefícios financeiros, pois consegue reduzir custos, principalmente durante os processos de seleção e contratação.
Por fim, gera impactos positivos em relação aos fornecedores, pois quanto melhor for a imagem da corporação, melhor será a negociação entre ela e outras companhias.
Dicas para aplicar o employer branding
Um negócio de locação de equipamento de som profissional para igreja pode aplicar essa estratégia, por meio das seguintes práticas:
- Definir sua cultura;
- Cuidar do clima organizacional;
- Possibilitar crescimento;
- Transformar colaboradores em protagonistas.
A cultura de uma empresa é como se fosse seu DNA, e está relacionada à linguagem, vestimentas, rotina e ações.
Para defini-la, primeiro é necessário identificar a essência da companhia e, de acordo com especialistas, a cultura organizacional é formada por aspectos como atenção aos detalhes, orientação para pessoas, estabilidade, dentre outros.
Uma clínica de anamnese e exame físico veterinário deve analisar e definir essas características para definir sua cultura e alinhar os colaboradores.
O clima organizacional é importante porque as pessoas precisam se sentir bem em seu ambiente de trabalho. Por isso, ele precisa ser organizado e contar com todos os itens importantes para as tarefas.
Não se esqueça de investir em canais de comunicação, pesquisas de clima organizacional e reuniões constantes para dialogar com os funcionários. Um bom clima organizacional também se constrói por meio de benefícios, premiações, entre outros.
É fundamental oferecer um plano de carreira para os colaboradores e estabelecer metas, como supervisão, orientação e feedback, mostrando aos funcionários de que maneira eles podem crescer na companhia.
Um escritório de advocacia 100 digital também deve oferecer cursos e treinamentos de capacitação que trazem vantagens para os profissionais e para a própria empresa.
Os colaboradores precisam ser transformados em protagonistas da marca, assim, vão divulgar seu nome para pessoas de seu convívio social.
Para que isso aconteça, é fundamental que se sintam orgulhosos em divulgar os conteúdos publicados nas redes sociais e em outros canais.
A empresa, inclusive, pode incentivá-los a criar conteúdos para seus canais, contando um pouco mais sobre seu crescimento profissional e o que os motiva a trabalhar na corporação.
Considerações finais
Colocar o employer branding em seu negócio é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios, além de conquistar uma marca empregadora disputada no mercado.
Mais do que atrair e conquistar clientes, as organizações precisam voltar sua atenção para quem atua na linha de frente de seus projetos. Funcionários satisfeitos potencializam o sucesso da marca e se comprometem com seus objetivos.