O celular para idosos agora está oficialmente nas mãos de todos. Pesquisas mostram, talvez sem surpresa, que mais da metade das pessoas com mais de 65 anos agora usam a internet. E na última década, o uso da internet nessa faixa etária cresceu para mais de 80%.
Se você está pensando em investir em seu primeiro smartphone, ou está ajudando um parente/amigo idoso a escolher um, há muito a considerar para garantir que o que você receba seja conveniente e simples de usar.
Embora existam muitos ótimos telefones flip disponíveis para idosos que não desejam usar tecnologia inteligente, também há smartphones fáceis de usar disponíveis que vêm com alguns recursos de assistência sênior extremamente úteis.
Aqui estão nossas recomendações para ajudar a encontrar telefones celulares apropriados para idosos.
O que procurar ao comprar um celular para idosos?
Ao comprar um celular para idosos, considere cuidadosamente os seguintes recursos:
1) Um teclado amigável para idosos
Pessoas idosas podem ter capacidades mentais ou físicas diminuídas. É por isso que é tão importante predefinir todas as condições que tornarão o uso do telefone confortável e conveniente.
2) Fonte fácil de ler
A fonte de cada caractere deve ser grande e fácil de ler. A esse respeito, busque opções com um recurso de zoom para ajustar o tamanho do texto na tela.
3) Comando de voz integrado
Esse recurso foi projetado para aqueles idosos que não conseguem discar um número de telefone, ou para aqueles que têm um verdadeiro desafio ao navegar pelos menus.
4) Uma exibição brilhante e clara
O telefone tem que ter uma tela grande que mostre tudo na tela claramente. Além disso, a estrutura dos ícones na tela deve fazer sentido. Lembre-se de que tudo tem que ser simplificado. Os idosos geralmente precisam realizar apenas duas ou três ações diariamente com o telefone: ligar, receber chamadas e ajustar o despertador.
5) Viva-voz
Smartphones para idosos com deficiência auditiva devem incluir recursos de viva-voz. Esse recurso tem que ser fácil de encontrar, ativar e controlar.
5 Melhores modelos de celular para idosos
Os smartphones, em sua maior parte, abriram a tecnologia de celular para idosos e a geração mais velha – suas telas sensíveis ao toque intuitivas e grandes provaram ser muito mais amigáveis de usar do que telefones celulares antigos com botões.
Ao olhar para os celulares para idosos, levamos em consideração vários critérios, como brilho e tamanho da tela, recursos especiais de acessibilidade e modernidade. Os celulares listados abaixo devem ser suficientes para convencê-los de que a tecnologia de smartphones não é tão assustadora.
1. MOTO G7 Power
Qual é um dos inconvenientes mais comuns de envelhecer? Esquecimento. Se o idoso para quem você está considerando um smartphone não tiver muita experiência com eles, então há uma boa chance de que eles se esqueçam de carregá-lo todas as noites, como o resto de nós faz.
Portanto, uma bateria durável pode ser um bom recurso, e é por isso que o Moto G7 Power pode ser um bom modelo. No entanto, há muito mais do que a bateria de 5000mAh. O G7 Power tem uma tela de 6,2 polegadas.
Especificações
- Tela de 6,2 polegadas com resolução de 720 x 1570
- 4GB RAM
- Armazenamento interno de 32/64 GB, expansível
- Bateria de 5.000mAh
- LTE/4G
- Android 10
- Compatível com aparelhos auditivos
2. Samsung Galaxy Note 8
Não há razão para que os usuários idosos de smartphones não tenham um gostinho de como é um verdadeiro telefone inteligente, assim como não há razão para eles pagarem pelo telefone mais recente, quando algo mais barato for suficiente. O premiado Galaxy Note 8 é um equilíbrio perfeito e uma ótima escolha. Ele saiu em 2017, mas possui uma tela Super AMOLED grande e nítida de 6,3 polegadas e 1440p que ainda está entre as mais claras em qualquer telefone. O sensor de impressão digital também torna muito mais rápido desbloquear seu telefone do que mexer com padrões ou códigos PIN.
O recurso exclusivo do Galaxy Note 8 que pode atrair a vovó e o vovô é a caneta S-Pen incluída, que permite rabiscar e escrever na tela como faria com uma caneta real. Possui excelente detecção de caligrafia, que aprende sua caligrafia e a converte em texto. Em um nível técnico, este é o melhor smartphone para idosos nesta lista.
Mesmo alguns anos depois, este é um dispositivo realmente poderoso e de alta qualidade que pode ser facilmente ajustado para acessibilidade extra, tamanhos de fonte aumentados e assim por diante.
Sua última atualização do sistema operacional foi o Android 9.0 Pie, que ainda é bastante recente e inclui a grande maioria dos recursos do sistema operacional que você gostaria de um celular para idosos moderno.
Especificações
- Tela Super AMOLED de 6,3 polegadas com resolução de 1440 x 2960
- 6 GB DE RAM
- 64 GB a 256 GB de armazenamento interno
- Câmera traseira de 12 MP, câmera frontal de 8 MP
- Bateria de 3.300 mAh
- LTE/4G
- andróide 9.0
- Compatível com aparelhos auditivos
3. Apple iPhone SE
Para um veterano experiente em tecnologia, o iPhone SE (2020) pode ser uma ótima escolha, pois é um iPhone projetado para pessoas que não precisam de todos os recursos de ponta dos mais novos smartphones da Apple.
A segunda geração do iPhone SE tem especificações semelhantes ao iPhone 8 em algumas áreas, mas com alguns ajustes para atualizá-lo com as tendências em 2020. Sua qualidade de tela, câmera e design parecem desatualizados agora, mas a menos que o idoso para quem você está comprando um telefone se mantenha atualizado com a tecnologia mais recente, eles não se importarão.
Idosos com um iPhone também podem se beneficiar da transição quase perfeita entre um iPhone e iPad sempre que quiserem uma tela ainda maior.
Especificações
- Display: 4,7 polegadas, 60,9 cm² (65,4% aproveitamento)
- Sistema Operacional: iOS 13
- Resolução: 750 x 1334px
- Capacidade: 64/128/256 GB + 3 GB RAM
- Cartão de Memória: Não
- Tecnologia de Rede: GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE
4. MOTO G8 Power Lite
Os telefones da série G ou E da Motorola podem ser ótimos para idosos, pois têm preços baixos, mas construções resistentes e baterias duradouras, e esse é certamente o caso do Moto G8 Power Lite.
Este telefone tem uma bateria que durará cerca de dois dias, bem como uma tela grande e uma estrutura que sobreviverá a algumas gotas de água (embora não haja mal nenhum em usar o estojo fornecido na caixa).
Embora o Moto G8 Power Lite não tenha um ótimo processador ou câmeras incríveis, um idoso provavelmente não se importará com isso. O celular para idosos é ótimo para pessoas que não precisam de especificações de ponta, especialmente com esse preço baixo.
Especificações:
- Display: 6,39 polegadas
- Sistema Operacional: Android 10
- Resolução: 720 x 1560px
- Capacidade: 64 GB + 4 GB RAM
- Cartão de Memória: Sim, compartilha a gaveta do segundo chip SIM
- Tecnologia de Rede: GSM / HSPA / LTE
5. Samsung Galaxy S10
Um sistema operacional fácil de visualizar pode ser ótimo para idosos, e a interface do usuário One da Samsung facilita muito a visualização. O Samsung Galaxy S10e é a iteração orçamentária de sua principal linha S10, por isso é decentemente acessível, mas ainda há alguns recursos úteis aqui.
A tela de 5,8 polegadas é grande o suficiente para tornar a visualização fácil, mas pequena o suficiente para usar com uma mão. O sensor de impressão digital montado lateralmente também é muito mais fácil do que as versões na tela para a maioria dos idosos, há uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm e uma bateria que deve passar por um dia com bastante facilidade. Todos esses recursos se adequariam muito bem a um idoso.
O celular para idosos também é bastante responsivo, com um processador Snapdragon 855 de ponta.
- Velocidade do Processador: 2.7GHz, 2.3GHz, 1.9GHz
- Tipo de Processador: Octa Core
- Tamanho (Tela Principal): 146.1mm (5.8″ retângulo cheio) / 142.7mm (5.6″ cantos arredondados)
- Resolução (Tela Principal): 2280 x 1080 (FHD+)