Não importa o quão cuidadosos sejamos, parece que nosso celular tem mente própria quando se trata de cair em piscinas, potes de água e até banheiros! Além disso, se você for pego em uma forte tempestade ou até mesmo usar seu celular com uma mão molhada, geralmente não leva muito tempo para que essas gotículas de água cheguem sob a tela do seu telefone.
Então, exatamente como o celular à prova d’água funciona? Entenda mais neste artigo!
Como Funciona o Celular à Prova d’agua?
Primeiro de tudo, entenda que, tecnicamente, poucos telefones são 100% à prova d’água — a maioria é simplesmente resistente à água. Os fabricantes realizam resistência à água usando uma cola poderosa para cimentar os componentes externos do telefone juntos. Além disso, eles normalmente usam juntas de borracha ao redor de portas e componentes removíveis e pequenas botas de silicone ao redor dos botões.
No entanto, os telefones geralmente não podem ser totalmente vedados, pois isso pode levar a problemas com as diferenças de pressão do ar entre o interior e o exterior do dispositivo. Além disso — alto-falantes e microfones não são totalmente selados, pois precisam de ar para produzir vibrações. Em vez disso, os fabricantes os cobrem com pedaços de malha muito fina ou uma membrana respirável que repele a água e permite que ela passe por cima deles.
Os fabricantes indicam em suas especificações de produtos o quão resistente à água um telefone é usando o segundo dígito em uma classificação de Proteção de Entrada. Por exemplo, 0 representa uma completa falta de resistência à água, 3 representa resistência à pulverização de água e 8 representa resistência à água a uma profundidade de até nove metros por um período especificado pelo fabricante.
O que você pode fazer com um celular à prova d’água?
É fundamental entender que a maioria dos fabricantes de telefones não cobre danos causados pela água em suas garantias — mesmo quando os dispositivos são classificados como resistentes à água ou celular à prova d’água.
Dito isso, você pode esperar que seu telefone suporte o líquido de acordo à sua classificação — seja um poderoso jato de água em um lava-rápido ou uma submersão total em uma piscina. No entanto, é sensato não provocar esse tipo de condição voluntariamente.
Celular Resistente à água, mas não invencível
A resistência à água é muitas vezes confundida com impermeabilização, mas os dois termos definitivamente não são sinônimos. Este último implica proteção completa, enquanto a resistência sugere algum nível de vulnerabilidade e certamente não cobertura completa. Há diferentes graus de resistência à água, com alguns dispositivos oferecendo substancialmente mais proteção do que outros. Ao contrário de um material à prova d’água que possui propriedades impermeáveis específicas, um dispositivo resistente à água tem apenas uma barreira bem vedada que protege os circuitos delicados internos. Infelizmente, se a barreira falhar, seu dispositivo não estará mais resistente à água.
Um pequeno respingo ou até mesmo um mergulho rápido em água doce pode não representar nenhum problema para um telefone com a classificação adequada de resistência à água, mas essa situação muda rapidamente quando começamos a nos mover para o mundo real. Por exemplo, água clorada ou salgada pode atacar e corroer as juntas e vedações de borracha que protegem seu dispositivo da água.
Horas extras, elas podem enfraquecer, deixando seu telefone exposto a danos causados pela umidade. O mesmo vale para o café, derramamentos de refrigerantes ou champanhe, a maioria dos telefones não foi completamente testada com esse tipo de líquido.
TOP10 Celular à prova d’água
É justo supor que eletrônicos e água não são os melhores amigos, mas nos últimos anos a ideia de um telefone cair em um corpo de água não é mais necessariamente uma sentença de morte.
Os fabricantes vêm explorando maneiras de tornar seus produtos mais resistentes à sujeira, choques, temperaturas extremas e umidade há anos, e hoje em dia existem métodos estabelecidos que ajudam a garantir que essa tecnologia seja mais resistente.
Originalmente, você tinha que olhar para nomes de fabricantes especializados em capas de telefone para obter a proteção necessária contra os elementos para o seu celular; adicionando volume aos seus designs elegantes e leves e complicando o acesso a portas e controles no processo.
Mais recentemente, os telefones – particularmente aqueles no espaço principal – se beneficiaram de mudanças internas de design e adições que ajudam a torná-los mais resistentes, sem afetar suas dimensões gerais ou estética. Confira abaixo os 10 melhores celulares à prova d’água:
1. iPhone 13 Pro
Prós: Tela brilhante | Câmeras poderosas | Desempenho de primeira linha | Maior duração da bateria
Contras: O Modo Cinematográfico e o algoritmo HDR precisam de ajustes | Caro
2. iPhone 12
Prós: Design lindo | Ótima tela | Excelente desempenho | Câmeras sólidas
Contras: Sem exibição de alta taxa de atualização | Caro
3. iPhone 11 e Pro Max
Prós: Bom suporte de software | Bateria sólida | Ótimas câmeras
Contras: Sem 5G | Hardware envelhecido
4. Google Pixel 6
Prós: Tela de 120Hz | Câmeras poderosas | Duração da bateria muito melhorada
Contras: Pixel maior, mais grosso e pesado até agora | Carregamento estranho
5. Samsung Galaxy S21
Prós: Bela tela de 120Hz | Design compacto (S21) | Forte desempenho
Contras: Alguns downgrades em relação ao S20
6. Oppo Find X3
Prós: A melhor tela da categoria | Excelente duração da bateria | Ótimas câmeras traseiras
Contras: Duração da bateria ruim
7. Xiaomi Mi 11
Prós: Hardware excepcional | Tela impressionante | Carregamento super rápido
Contras: Módulo de câmera feio | Suporte fraco a atualização a longo prazo
8. Asus Zenfone 8
Prós: Bom telefone Android pequeno | Tela nítida de 120Hz | Ótimo desempenho
Contras: Duração da bateria abaixo do esperado
9. One Plus 9 Pro
Prós: Design lindo | Bela tela de 120Hz | Excelente desempenho | Carregamento rápido com fio e sem fio
Contras: Fotos noturnas são inconsistentes
10. Samsung Note 20
Prós: Tela dinâmica de 6,9 polegadas 120Hz | Desempenho mais suave da S-pen | Poderoso câmera zoom de 50x e foco automático a laser | Bateria de duração muito boa
Contras: Caro
Como cuidar do seu celular à prova d’agua?
O celular à prova d’água é projetado para ser mais resiliente do que seus gadgets padrão. No entanto, eles não são invencíveis e os usuários devem cuidar extra de seu dispositivo depois de colocá-los em alguns ambientes mais implacáveis.
Aqui está uma lista de dicas simples que manterão seu smartphone resistente à água em ótimas condições para que ele possa suportar algumas quedas ao longo de sua vida útil.
- Certifique-se de que todas as entradas estejam fechadas antes de levar seu telefone para a água. Isso inclui slots para cartão SIM e microSD, bem como a tampa da porta USB, se o seu telefone tiver.
- Lave seu telefone com água fresca depois de nadar, apenas para garantir que qualquer água clorada seja retirada. Mas não use sabão ou produtos químicos.
- Evite água salgada e condições extremas, como calor alto ou ambientes acidentados.
- Seque bem o dispositivo antes de conectar outros dispositivos às portas USB ou fone de ouvido. O telefone tem segurança contra falhas, mas você não gostaria de fritar nada com curto-circuito. Você pode usar um pano de microfibra seco se seu telefone não estiver secando com rapidez suficiente.
- Evite temperaturas quentes. Você não precisa do seu telefone em uma sauna, relaxe. Também não tente secá-lo com um secador de cabelo, basta usar um pano.
- Remova sujeira, cabelo ou quaisquer outros objetos pequenos nas portas. Conectar algo a uma porta que tenha sujeira é uma boa maneira de arruinar os conectores, e até mesmo pequenas partículas podem causar danos às vedações do cartão microSD.
Com essas dicas e alguns bons cuidados gerais, seu celular à prova d’água não deve ter problemas para fazer exatamente o que sua classificação sugere que é capaz. Lembre-se de que eles são telefones em primeiro lugar, não os trate como brinquedos de banho.