O que é VPN? Como e quando usar esse recurso?

Continua após a publicidade...

Aprenda o que é VPN e veja quais são os benefícios da contratação deste serviço. Assim, você descobre como se proteger de pessoas má intencionadas, durante o uso de redes públicas de wifi.

Além disso, acessa a conteúdo regional anteriormente inabilitado, apenas mudando o endereço da sua rede VPN. Tudo isso com a qualidade e tecnologia da criptografia de dados.

Está interessado? Leia nosso artigo até o fim, e descubra estes e muitos outros benefícios dessa tecnologia. Boa leitura!

Continua após a publicidade...

O que é VPN e para que serve?

o que é VPN
o que é VPN – Reprodução

VPN é uma rede que vai te ajudar a disfarçar sua identidade online. Assim, ao usar uma rede pública de conexão, o usuário impede que hackers e outras pessoas mal intencionadas consigam acessar o dispositivo e roubar dados.

Em tradução livre, a sigla VPN significa “Rede Privada Virtual”, e seu funcionamento se dá através de um sistema criptográfico que ocorre em tempo real.

Você provavelmente já ouviu falar em criptografia, e sabe que esse sistema ajuda a proteger seus dados do acesso de terceiros. Transformando-os em códigos complexos, assim como as senhas nos cadeados e cofres.

Assim, uma rede VPN oculta o número de identificação do computador (IP), fazendo com que um número temporário seja criado para o usuário. Esse número é configurado e executado por um host VPN.

Dessa forma, terceiros não poderão acessar páginas que você visitou, nem ter acesso às suas senhas ou quaisquer dados que você fornecer online. E, mesmo que um hacker tenha acesso a algo, verá as informações em formato “descaracterizado”, e não conseguirá compreender o que é.

Agora que você já sabe o que é VPN, confira o tópico seguinte para descobrir as vantagens de contratação.

Quais as vantagens de uma uma rede VPN?

Então você já sabe o que é VPN e como a rede funciona?! Ótimo! Pois, neste tópico, vamos citar algumas das principais facilidades ao utilizar o serviço. Veja abaixo:

  • Criptografia de ponta: com o sistema de criptografia, fica quase impossível o acesso a seus dados. E, mesmo hackers com muita experiência levariam anos para decifrar o código criado para o uso da rede pública;
  • Localização protegida: a rede VPN protege seu dispositivo de rastreamento, já que seu servidor está disposto em outro país, e, mesmo que alguns provedores realizem registro das suas ações, não repassam a terceiros;
  • Acesso a conteúdo regional: a rede tradicional impede o acesso a conteúdos locais que, em posse da rede VPN, o usuário pode acessar e utilizar com segurança. Para isso, basta mudar a rede para um servidor de outra localidade;
  • Envio e recebimento de dados em segurança: como dito anteriormente, o envio e recebimento de arquivos importantes serão criptografados. Assim, aqueles que trabalham em home-office, estudam ou compram online podem ficar tranquilos, já que suas informações estarão protegidas.

Como e quando usar uma VPN?

Ao descobrir o que é VPN, os usuários começam a se questionar em quais situações devem acionar o uso. Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre o uso da rede. Veja abaixo alguns lugares em que o uso do VPN é adequado:

  • No Shopping;
  • Em lojas de qualquer tipo;
  • Em consultórios/hospitais;
  • No salão de beleza, em spas e no clube;
  • Na academia, no supermercado e no estacionamento.

Estes são alguns exemplos de espaços públicos, onde a rede wifi é compartilhada. Nessas situações, os aparelhos ficam vulneráveis a ataques de todo o tipo. Por isso, se você estiver utilizando uma rede de conexão que não seja conhecida e de confiança, deve ativar o serviço VPN para se proteger.

Quais as principais opções de VPN no mercado?

Além de saber o que é VPN, o usuário precisa conhecer as principais modalidades do serviço. Assim, fica mais fácil definir qual implementar em seu aparelho, seja ele o celular, notebook, tablet ou outros.

Confira as três modalidades mais contratados nos dias atuais, na lista abaixo:

  • SSL VPN: em grande parte das vezes, essa solução é utilizada para proteger dispositivos privados, por meio de uma caixa de hardware correspondente. Assim, para instalar a rede, o usuário deve contar com navegador HTML-5. E, por fim, criar login com nome de usuário e senha.
  • VPN site-a-site: caso a sua empresa possua sistemas integrados (LAN TO LAN), essa é uma ótima opção para proteger os sites acessados de forma mútua. Esta versão é muito potente e complexa, e costuma ser utilizada por empresas de grande porte, com número extenso de dispositivos;
  • VPN Cliente-a-Provedor: a partir da configuração do computador ou aparelho, o usuário pode atrelar o uso da rede a VPN de sua empresa. Assim, a rede VPN irá criptografar sua conexão para proteger seus dados.

Conclusão

Concluímos que a rede VPN é muito segura, e auxilia ao usuário no uso de redes de internet em espaços públicos. Ao descobrir o que é VPN, o usuário permite que os dados fiquem protegidos, devido à criptografia de alta qualidade oferecida pelo servidor.

Assim, ao utilizar o serviço, o usuário confunde possíveis Hackers e terceiros, garantindo o acesso a redes sociais, sites de busca e lojas online, sem passar por quaisquer problemas.

Quer ter acesso a mais informações sobre tecnologia e áreas relacionadas? Clique aqui!

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese